domingo, 23 de novembro de 2014

Como ter um diário perfeito


Um dia desses uma leitora do JulesDeluxe, a Daniela, fez uma sugestão para um post que eu adorei: ela pediu para que eu explicasse como que eu mantenho e organizo o meu diário. E bom, eu sou louca pelos meus diários (sim, no plural) então resolvi levar a sugestão da Daniela à sério (valeu mais uma vez, Dani) e aqui está um mega guia que eu montei para você também ficar louca por um (ou vários) diários.

>>Motivos para você ter um diário

1. Escrever sobre o seu dia-a-dia tem um impacto muito positivo na sua vida, pois você
  • desabafa sobre situações, emoções ou pensamentos diários, o que é de certa forma uma terapia
  • consegue enxergar a vida com mais clareza
  • reflete mais sobre como você está vivendo a sua vida
  • resume o seu dia e consegue notar quanto que você fez em apenas 24h
2. Você vive mais o Agora
Todo mundo sabe como é importante viver o momento presente - mas às vezes é bem difícil perceber o agora. Na maioria das vezes, o agora passa despercebido. Mas quando você mantém um diário, você consegue focar mais no presente e acaba percebendo como você desfruta do tempo.

3. A vida fica mais fácil de se entender
Claro, escrever um diário não quer dizer que você vai descobrir os segredos da vida. Mas só pelo fato de você estar anotando os acontecimentos de cada dia, você terá mais facilidade de ver a sua vida de forma cronológica. Quando que um sentimento, uma insatisfação, um pensamento fixo começou. Como isso influenciou a sua vida. Eu já consegui descobrir muitas coisas graças ao meu diário, pois fica tudo registrado. 

4. Você dedica um tempo para si mesma
Todo mundo deveria dedicar um pouco do seu tempo para uma atividade só sua. Alguns têm isso com atividades físicas ou leitura. A hora de escrever no seu diário é uma hora só sua e você vai aprender a curtir muito esses minutinhos enquanto escreve. Depende de você, mas para mim, escrever no meu diário é super especial e eu fico até mais tranquila depois de escrever.

5. Você terá recordações da sua aventurosa vida
Assim como álbuns de fotos são importantes, os nossos diários também guardam lembranças importantes, que você vai adorar ler daqui em alguns anos. Eu já escrevo diários há anos - comecei praticamente com 6 anos e nunca mais parei - e eu me racho de rir com as situações e pensamentos bizarros que eu tinha alguns anos atrás. Eu fico muito feliz que tenho esses diários e se a minha casa pegasse fogo, eles seriam a única coisa que realmente faria de tudo para resgatar.

6. Você pode usar toda a sua criatividade e imaginação
É legal poder se soltar um pouco e ser criativa. Seja isso enfeitando as páginas, usando canetas de várias cores ou criando títulos bacanas para cada nova página no diário!

Ok, consegui te convencer a começar um diário! Que legal! Mas é agora? Como funciona essa coisa de 'diário'?

Bom, primeiramente seria importante você decidir qual estilo de diário você quer ter. Existem vários e nada te impede de ter um de cada. Ou inventar um novo estilo. Você é quem manda.
Vou dar algumas sugestões de diários que já vi na internet ou que eu mesma tenho:

1. O Diário Clássico

Este é um simples caderno onde você descreve o seu dia ou a sua semana, reflete sobre o que você passou ou simplesmente desabafa. Você sempre poderá ser criativa e inventar algumas coisas bacanas que você pode incluir em cada 'post'. Eu, por exemplo, escrevo sobre o meu dia ou sobre o que estou pensando e sempre incluo também:

  • Love List/Lista do Amor: coisas que estou amando atualmente, ou coisas legais que aconteceram. Isso é uma lista de coisas que me fizeram ou me fazem feliz. Pode ser alguma situação que aconteceu durante o dia, alguma mensagem que recebi, uma música que estou amando, planos que tenho para o fim de semana - qualquer coisa que está te deixando feliz será incluída nessa lista. E pronto: você já se sente 100 vezes melhor depois de completar a lista!
  • Currently Reading/Atualmente, estou lendo: Eu leio muito e adoro registrar o que estou lendo e anotar uma citação ou um trecho legal do livro. 
  • Listas de desejos: coisas que quero comprar. A medida que vou comprando, eu risco da lista. Uma dessas listas dura vários meses no meu caso. Eu sou bem controlada com compras pessoais (tipo roupas e acessórios), pois sempre tenho a minha lista de desejos em mente e prioritizo comprar o que está escrito nela.
  • Metas: anotar as minhas metas é algo que sempre faço, principalmente porque sou obcecada por planos e planejar tudo. Não que eu cumpre todos os planos...
  • Resumo do mês: a cada mês que passa, gosto de fazer um resuminho que é muito legal! É assim:
"Em Novembro eu..."- anoto tudo que eu fiz, que eu passei, que eu resolvi, mas tipo os destaques do mês (tanto positivo como negativo). 
"O que vem agora?"-anoto rapidamente o que tenho planejado para o próximo mês. 
"Metas para o Mês"-anoto tipo resoluções para cada mês e depois verifico se foram concretizadas. 
"Atitudes que quero ter em [novo mês]"-anoto metas em termo de personalidade e atitude que quero desenvolver melhor. 
"Não se esqueça"-é uma parte mais motivacional, tipo um lembrete inspirador.

Existem várias outras coisas que você pode incluir no seu Diário Clássico. Vai depender dos seus gostos e do seu dia-a-dia. 

2. Diário de Arte

Muitas pessoas estão começando a se soltar artisticamente e já que não gostam tanto de escrever, preferem desenhar ou criar colagens para manter um diário. Eu também comecei um Art Journal e eu adoro. É bem relaxante e tranquilizador. Soa estranho mas é muito legal pôr a sua música favorita e usar os seus lápis de cores ou até aquarela e copiar uma imagem ou uma citação legal que você viu na internet. Existem várias inspirações no Pinterest, também!
Você pode montar uma lista de temas e começar a fazer cada página em relação a um tema, por exemplo. Ou você pode misturar o Diário Clássico com o Diário de Arte - escrever um pouco sobre o seu dia e fazer um desenho/colagem ao lado. Tudo depende da sua criatividade e vontade.

3.Diário de Listas

Criar listas é muito divertido! E existem infinitas possibilidades de listas legais! Para quem não gosta muito de escrever, esse é um diário ideal. Listas das suas coisas favoritas (filmes, seriados, músicas, etc.), dos sonhos que você tem (profissão, faculdade, casamento, filhos, casa), de coisas que já se passaram (5 melhores momentos da minha vida, p. ex.) ou de metas que você tem para a semana. 

4. Diário de metas

É basicamente um diário de afazeres, onde você organiza tudo o que você precisa fazer. É ótimo para registrar todos os afazeres e não se esquecer de nada!

5. Diário dos sonhos

É bom sonhar e visualizar o que você ainda quer conquistar. Por isso é ótimo ter um diário para guardar todos os seus sonhos e escrever sobre cada um deles. Já foi comprovado que as pessoas que visualizam algo conseguem realizar os seus objetivos com mais facilidade, porque a energia boa atrai o resultado positivo para eles. Porque não começar um diário para anotar todos os seus sonhos? Sonhos de futuras viagens, de coisas que gostaria de comprar, do seu futuro profissional, da sua futura família....
***

Essas são apenas algumas sugestões de diários, mas sempre vejo muitas ideias criativas na internet. Algumas pessoas que trabalham com Design/Moda também gostam de ter um Diário de Cores, no qual podem testar a harmonia entre cores e estampas.
Outro tipo de diário é o Diário de Inspirações, onde você anota ou recorta e cola tudo que é citação, texto, imagem ou foto que te inspira.
Tenho certeza que você encontrará um tipo de diário que mais combina contigo. Eu misturo todos eles um pouco!

>>Onde encontrar o caderno perfeito?

Obviamente, o primeiro lugar seria em papelarias ou livrarias. As grandes redes, como Saraiva ou Fnac, geralmente têm várias opções de cadernos lindos, porém, às vezes são um pouco caros.
Existe um caderno "Organizer Opus" da Tilibra, que tem folhas sem pauta e serve perfeitamente para vários tipos de diários. Ele custa em torno de R$ 8 a R$ 9. Você pode alterar a capa dos cadernos, que é bem sem graça, com uma capa de tecido, ou colar Papel Contact decorado ou fazer uma colagem. O Pinterest tem muitas ideias legais, é só fazer um pesquisa que você descobrirá muitas coisas legais.
Posso indicar algumas lojas que vendem cadernos bem legais:
Cicero Papelaria (cadernos estilo Moleskine, feitos no Brasil)
Design de Baunilha (cadernos feito à mão de super qualidade e bom gosto)
La Papeterie (cadernos importados no estilo vintage, mas com bons preços)
Além disso, também existem muitas lojas legais no site Tanlup - se você pesquisar por 'papelaria' ou 'cadernos' vai encontrar bastante coisa bonita!

***
Espero que esse post possa ter te inspirado a começar um diário, pois é um hábito muito legal! E talvez existe alguém que tenha mais algumas dicas e ideias sobre esse tema - por favor, nos conte nos comentários!

Até mais!
Beijos
Ju

sábado, 1 de novembro de 2014

Girls Deluxe: Mulheres que inspiram


Hoje em dia a palavra 'feminista' carrega um grande preconceito. Por isso, muitas mulheres nem querem admitir que são feministas ou que acreditam no feminismo. O que levou a esse preconceito é uma mal interpretação do sentido real por trás do movimento feminista. Talvez daria para se traduzir a palavra feminista para: 'pessoa que acredita na igualdade entre qualquer ser humano e que apoia mulheres de todas as raças, religiões e estilos de vida.' Eu sou uma feminista. E eu gosto muito de ver mulheres crescendo, demonstrando as suas forças e conquistando espaço no mundo - seja em qualquer área que for. É muito bom ver meninas e mulheres acreditando nos seus sonhos e no seu próprio potencial. E eu espero que futuramente, mais e mais pessoas - e principalmente homens também - possam entender que esse mundo pertence a todos nós. Independente do sexo ou da raça ou da religião das pessoas. Não precisamos ser todos iguais para sermos respeitados e aceitos.

Mas por que será que estou falando sobre tudo isso? Bom, é simples: quero compartilhar com vocês quem são algumas mulheres que me enchem de orgulho e que me fazem sonhar mais alto. Talvez elas também possam te inspirar a ter coragem de pedir mais da vida!

>>Mulheres Que Inspiram<<


>>Bel Pesce 

Empreendedora e autora, brasileira, 26 anos

Essa jovem brasileira é simplesmente um mito. Além de ser inteligente e mega esforçada, ela também se esforça a ajudar outros jovens a traçarem caminhos de sucesso. Para quem nunca ouviu falar da Bel, vou fazer um breve resumo: ela estudou no MIT - Massachusetts Institute of Technology - uma das universidades mais renomadas do mundo (ela conquistou uma das 100 vagas para aplicantes do mundo inteiro! E pagou os estudos através de trabalho próprio, pois não queria que os seus pais se endividassem), se formou em Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Administração, Economia e Matemática (ufa! E eu aqui sofrendo com uma faculdade só! Imagine 5 então!) e trabalhou em empresas fodásticas como Microsoft, Google e Deutsche Bank! Ela é autora de três livros sobre empreendorismo, que foram e continuam sendo um grande sucesso. Bel retornou ao Brasil, onde ela fundou a escola dos seus sonhos, FazINOVA que "é uma escola de habilidades que carrega a missão de desenvolver talentos e transformar o Brasil em um país mais empreendedor." O sonho dela é transformar a vida de 1 bilhão de pessoas (!!!) através dos seus projetos. E pelo currículo da Bel dá para se notar que ela leva os seus sonhos bem a sério!
"O 'não' eu já tinha. Queria ver se conseguisse transformar aquele 'não' em um 'sim'."
Porque ela me inspira: Bel correu atrás dos seus sonhos, tudo bem. Muita gente corre atrás dos seus sonhos. Mas o que eu acho tão especial e inspirador nela, é a auto-confiança dela. Quantas garotas de 17 anos pensariam: sim, eu posso e eu consigo ser aceita em uma das universidades mais renomadas e cobiçadas do mundo inteiro? Essa é a mensagem que ela transmite: acredite no seu potencial. Acredite na sua capacidade. E sinceramente, a cada postagem dela no Facebook ou no Instagram, eu me sinto mais inspirada ainda.


"Por trás de toda vitória tem muito suor, muita preparação, muita garra. Não há segredo: você tem um sonho? Você terá que trabalhar duro por ele. Quando o sonho acontecer até podem pensar que é sorte: só você saberá o quanto lutou por ele." - trecho do livro Menina do Vale 2


>>Cassey Ho

Instrutora de Pilates, empreendedora e blogueira, americana, 27 anos


Eu descobri o canal no Youtube da Cassey ano passado e comecei a fazer Pilates em casa assistindo os vídeos dela. Na época eu não imaginava que viraria fã da Cassey. Mas é difícil não se animar e se sentir bem quando se assiste aos vídeos dela. Cassey é instrutora de Pilates e um certo dia decidiu começar a fazer vídeos com instruções de Pilates. Os vídeos dela são bem humorados, cheios de humor e super fofos. Cassey trata o público que assiste os seus vídeos como amigas - durante os vídeos em quais ela demonstra as posições do Pilates ela bate papo, conta as novidades, comenta fatos que ocorreram com celebridades, pede sugestões, pergunta o que acharam da roupa/esmalte/cabelo dela...em pouco tempo Cassey cativa você e transforma os seus vídeos em uma experiência super divertida. De pouco em pouco Cassey foi construindo uma comunidade de fitness do bem, com meninas que se incentivam, se elogiam, trocam ideias e que juntas conseguem chegar a um objetivo: viver com mais saúde e autoconfiança. Cassey nunca foca os seus vídeos em padrões de beleza e sempre deu bastante ênfase para o lado positivo do fitness: de se sentir forte, cheia de energia e flexível. Para ajudar os seus seguidores a alcançarem os seus objetivos, ela lança todo mês um calendário personalizado, onde estão os vídeos e metas de cada dia, e a comunidade do Pop Pilates vai seguindo a hashtag do mês (esse mês é o #Movember) e conseguem compartilhar os seus avanços no Pilates. Dessa forma, Cassey criou uma comunidade internacional de amigas de academia! Gente, a internet proporciona muita coisa bacana...

Cassey foi aos poucos realizando vários sonhos - e todos esses sonhos ela compartilhava e continua compartilhando com o pessoal que assiste os seus vídeos. Ela juntou o útil ao agradável e criou uma linha básica de roupas de academia que levam o logo do site dela: Blogilates. Além de leggins e camisetas, ela também cria bolsas de academia e garrafas para sucos Detox e até diários fitness, onde a pessoa é capaz de registrar o seu desempenho no treino. Com o tempo Cassey foi desenvolvendo mais produtos: ela lançou um aplicativo grátis onde toda a comunidade do Pop Pilates (o estilo de Pilates que a Cassey demonstra nos seus vídeos) se reune para trocar receitas saudáveis e se incentivam através de fotos. Pouco depois, Cassey realizou mais um grande sonho: lançou uma marca de roupas de academia ultra fashion e high tech, Bodypop Active. Ano que vem ela também lançará o seu primeiro livro. E com certeza ela tem muitas outras ideias na mente.


"Não deixe que pessoas com mentes pequenas convencer você que os seus sonhos são grandes demais."

Porque Cassey me inspira: Se existe uma palavra para definir a Cassey, é essa: otimismo. Ela sempre está alegre. Animada. E cheia de energia. Ela não mede esforços para trazer algo de especial para os seus seguidores - ela já escalou uma montanha (e foi quase atacada por vacas no meio do caminho) para filmar um dos seus vídeos em uma localização mais especial (ele sempre se preocupa em criar vídeos divertidos). Ela não é uma pessoa gananciosa - tanto é que os seus vídeos são gratuitos, o seu aplicativo é gratuito, os calendários de fitness são gratuitos, e até alguns planos de comida (com receitas saudáveis, dicas nutricionistas e contagem de caloria) são disponibilizados gratuitamente no seu site. Ela se preocupa em oferecer preços bem justos nos seus produtos e sempre faz promoções. Cassey faz o que ela ama - e é por isso que consegue ser tão cativante. Ela transformou um hobby em uma paixão e essa paixão virou o seu emprego. Ela acredita tanto que as melhores coisas vão acontecer - que elas sempre acontecem (ela é fã da cantora Taylor Swift e foi convidada a conhecer a Taylor, por exemplo). Quando você assiste os vídeos dela, você capta a energia boa dela e ela te faz acreditar que os seus sonhos também vão se tornar realidade. Ela quer compartilhar a sua alegria com o mundo e ela consegue fazer isso até mesmo através da tela do computador!

"Se você trabalhar muito duro e ser gentil, muitas coisas incríveis irão acontecer."
Conheça mais sobre a Cassey Ho e o Pop Pilates aqui (em inglês). Siga a Cassey no Facebook, no Youtube e no Instagram.

>>Ingrid Silva

Dançarina profissional de ballet da companhia Dance Theatre of Harlem (Nova York), brasileira, 25 anos




Encontrei o perfil da Ingrid Silva no Instagram e me apaixonei. As fotos dela são maravilhosas. Mas há algo a mais por trás das fotos de Ingrid que me proporcionam um sentimento muito bom: dá para se notar a força e a garra dela nas suas fotos. Ingrid é uma carioca do bairro Benfica, da zona norte do Rio de Janeiro. Ela cresceu em uma família de trabalhadores da classe média brasileira e como muitas meninas pequenas dançava ballet desde cedo. Só que a sua paixão pela dança a levou a buscar maiores oportunidades. Ela  participou do programa "Dançando Para Não Dançar", que inclui crianças e adolescentes carentes em aulas de dança e que já encaminhou vários bailarinos ao Theatro Municipal do Rio para se tornarem dançarinos profissionais. Ingrid foi um dos casos de sucesso do programa. Só que o seu caminho não parou no Brasil: aos 19 anos ela embarcou para a famosa cidade dos grandes sonhos Nova York onde ela integra hoje a companhia de ballet do Dance Theatre of Harlem.

Inicialmente, Ingrid nem falava inglês. Imagina a coragem da pessoa! Ela encarou um país distante, com uma língua desconhecida, para correr atrás do seu sonho de dançar. Ela hoje já domina a língua tão bem que conseguiu criar uma base de fãs no Instagram e Facebook, na grande maioria gringos, com quais ela compartilha palavras de motivação e inspiração. Ela também participa de projetos sociais que visam a ajudar crianças carentes a aprenderem a dançar. Com a sua companhia de ballet ela está sempre fazendo tours e dançando pelo mundo. Sendo uma bailarina negra, Ingrid está se tornando a ídola de muitas jovens negras que também sonham em se tornarem bailarinas - o mundo do ballet infelizmente apresenta muito racismo na maioria das companhias, onde raramente uma bailarina negra consegue conquistar o cargo de Prima Bailarina.


"Eu cheguei a onde estou sozinha. Eu me tornei a minha própria ídola."
Porque Ingrid me inspira: As imagens de Ingrid mostram tanta elegância e graça, mas ao mesmo tempo se nota a sua força e luta por trás da conquista dos seus sonhos. Ingrid encarou grandes desafios para chegar onde está e eu admiro muito a coragem dela. Toda vez que vejo uma foto dela no Instagram com uma citação inspiradora, eu me lembro de que eu também posso fazer grandes coisas nesse mundo. A mensagem dela é clara: Nada é impossível se você se dedicar bastante.

Leia mais sobre Ingrid Silva aqui. Siga a Ingrid no Facebook e Instagram!


>>Kimberley Gordon

Dona da grife Wildfox (EUA)



Sempre fui fã dos Lookbooks incríveis da Wildfox e sou grande admiradora do jeito simples de uma das donas da marca. Kimberley é uma artista que conseguiu, junto com a sua melhor amiga, abrir uma empresa e criar uma marca super forte, que capta perfeitamente o estilo de vida de California Girls. Hoje, a Wildfox é uma marca queridinha de várias celebridades americanas, entre elas a Beyoncé e a Taylor Swift.
Adoro o blog e o Instagram da Kimberley, que sempre é cheio de observações sobre o munda da moda, mas de uma maneira bem relaxada e tranquila, como se ela nem fosse dona de uma marca fashion. Ela desenha, fotografa e escreve textos lindos e sempre mantém um estilo de vida bem jovem e distraído. Ela me inspira a ser mais criativa, viver bem a vida e a buscar um futuro no qual eu também possa ser bem-sucedida sem perder a minha simplicidade.

+++

Quem são as suas inspirações? Me conta nos comentários!

Beijos,
Ju