Um dia desses uma leitora do JulesDeluxe, a Daniela, fez uma sugestão para um post que eu adorei: ela pediu para que eu explicasse como que eu mantenho e organizo o meu diário. E bom, eu sou louca pelos meus diários (sim, no plural) então resolvi levar a sugestão da Daniela à sério (valeu mais uma vez, Dani) e aqui está um mega guia que eu montei para você também ficar louca por um (ou vários) diários.
>>Motivos para você ter um diário
1. Escrever sobre o seu dia-a-dia tem um impacto muito positivo na sua vida, pois você
- desabafa sobre situações, emoções ou pensamentos diários, o que é de certa forma uma terapia
- consegue enxergar a vida com mais clareza
- reflete mais sobre como você está vivendo a sua vida
- resume o seu dia e consegue notar quanto que você fez em apenas 24h
2. Você vive mais o Agora
Todo mundo sabe como é importante viver o momento presente - mas às vezes é bem difícil perceber o agora. Na maioria das vezes, o agora passa despercebido. Mas quando você mantém um diário, você consegue focar mais no presente e acaba percebendo como você desfruta do tempo.
3. A vida fica mais fácil de se entender
Claro, escrever um diário não quer dizer que você vai descobrir os segredos da vida. Mas só pelo fato de você estar anotando os acontecimentos de cada dia, você terá mais facilidade de ver a sua vida de forma cronológica. Quando que um sentimento, uma insatisfação, um pensamento fixo começou. Como isso influenciou a sua vida. Eu já consegui descobrir muitas coisas graças ao meu diário, pois fica tudo registrado.
4. Você dedica um tempo para si mesma
Todo mundo deveria dedicar um pouco do seu tempo para uma atividade só sua. Alguns têm isso com atividades físicas ou leitura. A hora de escrever no seu diário é uma hora só sua e você vai aprender a curtir muito esses minutinhos enquanto escreve. Depende de você, mas para mim, escrever no meu diário é super especial e eu fico até mais tranquila depois de escrever.
5. Você terá recordações da sua aventurosa vida
Assim como álbuns de fotos são importantes, os nossos diários também guardam lembranças importantes, que você vai adorar ler daqui em alguns anos. Eu já escrevo diários há anos - comecei praticamente com 6 anos e nunca mais parei - e eu me racho de rir com as situações e pensamentos bizarros que eu tinha alguns anos atrás. Eu fico muito feliz que tenho esses diários e se a minha casa pegasse fogo, eles seriam a única coisa que realmente faria de tudo para resgatar.
6. Você pode usar toda a sua criatividade e imaginação
É legal poder se soltar um pouco e ser criativa. Seja isso enfeitando as páginas, usando canetas de várias cores ou criando títulos bacanas para cada nova página no diário!
Ok, consegui te convencer a começar um diário! Que legal! Mas é agora? Como funciona essa coisa de 'diário'?
Bom, primeiramente seria importante você decidir qual estilo de diário você quer ter. Existem vários e nada te impede de ter um de cada. Ou inventar um novo estilo. Você é quem manda.
Vou dar algumas sugestões de diários que já vi na internet ou que eu mesma tenho:
Este é um simples caderno onde você descreve o seu dia ou a sua semana, reflete sobre o que você passou ou simplesmente desabafa. Você sempre poderá ser criativa e inventar algumas coisas bacanas que você pode incluir em cada 'post'. Eu, por exemplo, escrevo sobre o meu dia ou sobre o que estou pensando e sempre incluo também:
- Love List/Lista do Amor: coisas que estou amando atualmente, ou coisas legais que aconteceram. Isso é uma lista de coisas que me fizeram ou me fazem feliz. Pode ser alguma situação que aconteceu durante o dia, alguma mensagem que recebi, uma música que estou amando, planos que tenho para o fim de semana - qualquer coisa que está te deixando feliz será incluída nessa lista. E pronto: você já se sente 100 vezes melhor depois de completar a lista!
- Currently Reading/Atualmente, estou lendo: Eu leio muito e adoro registrar o que estou lendo e anotar uma citação ou um trecho legal do livro.
- Listas de desejos: coisas que quero comprar. A medida que vou comprando, eu risco da lista. Uma dessas listas dura vários meses no meu caso. Eu sou bem controlada com compras pessoais (tipo roupas e acessórios), pois sempre tenho a minha lista de desejos em mente e prioritizo comprar o que está escrito nela.
- Metas: anotar as minhas metas é algo que sempre faço, principalmente porque sou obcecada por planos e planejar tudo. Não que eu cumpre todos os planos...
- Resumo do mês: a cada mês que passa, gosto de fazer um resuminho que é muito legal! É assim:
"O que vem agora?"-anoto rapidamente o que tenho planejado para o próximo mês.
"Metas para o Mês"-anoto tipo resoluções para cada mês e depois verifico se foram concretizadas.
"Atitudes que quero ter em [novo mês]"-anoto metas em termo de personalidade e atitude que quero desenvolver melhor.
"Não se esqueça"-é uma parte mais motivacional, tipo um lembrete inspirador.
Existem várias outras coisas que você pode incluir no seu Diário Clássico. Vai depender dos seus gostos e do seu dia-a-dia.
Muitas pessoas estão começando a se soltar artisticamente e já que não gostam tanto de escrever, preferem desenhar ou criar colagens para manter um diário. Eu também comecei um Art Journal e eu adoro. É bem relaxante e tranquilizador. Soa estranho mas é muito legal pôr a sua música favorita e usar os seus lápis de cores ou até aquarela e copiar uma imagem ou uma citação legal que você viu na internet. Existem várias inspirações no Pinterest, também!
Você pode montar uma lista de temas e começar a fazer cada página em relação a um tema, por exemplo. Ou você pode misturar o Diário Clássico com o Diário de Arte - escrever um pouco sobre o seu dia e fazer um desenho/colagem ao lado. Tudo depende da sua criatividade e vontade.
Você pode montar uma lista de temas e começar a fazer cada página em relação a um tema, por exemplo. Ou você pode misturar o Diário Clássico com o Diário de Arte - escrever um pouco sobre o seu dia e fazer um desenho/colagem ao lado. Tudo depende da sua criatividade e vontade.
Criar listas é muito divertido! E existem infinitas possibilidades de listas legais! Para quem não gosta muito de escrever, esse é um diário ideal. Listas das suas coisas favoritas (filmes, seriados, músicas, etc.), dos sonhos que você tem (profissão, faculdade, casamento, filhos, casa), de coisas que já se passaram (5 melhores momentos da minha vida, p. ex.) ou de metas que você tem para a semana.
4. Diário de metas
É basicamente um diário de afazeres, onde você organiza tudo o que você precisa fazer. É ótimo para registrar todos os afazeres e não se esquecer de nada!
5. Diário dos sonhos
É bom sonhar e visualizar o que você ainda quer conquistar. Por isso é ótimo ter um diário para guardar todos os seus sonhos e escrever sobre cada um deles. Já foi comprovado que as pessoas que visualizam algo conseguem realizar os seus objetivos com mais facilidade, porque a energia boa atrai o resultado positivo para eles. Porque não começar um diário para anotar todos os seus sonhos? Sonhos de futuras viagens, de coisas que gostaria de comprar, do seu futuro profissional, da sua futura família....
***
Essas são apenas algumas sugestões de diários, mas sempre vejo muitas ideias criativas na internet. Algumas pessoas que trabalham com Design/Moda também gostam de ter um Diário de Cores, no qual podem testar a harmonia entre cores e estampas.
Outro tipo de diário é o Diário de Inspirações, onde você anota ou recorta e cola tudo que é citação, texto, imagem ou foto que te inspira.
Tenho certeza que você encontrará um tipo de diário que mais combina contigo. Eu misturo todos eles um pouco!
>>Onde encontrar o caderno perfeito?
Obviamente, o primeiro lugar seria em papelarias ou livrarias. As grandes redes, como Saraiva ou Fnac, geralmente têm várias opções de cadernos lindos, porém, às vezes são um pouco caros.
Existe um caderno "Organizer Opus" da Tilibra, que tem folhas sem pauta e serve perfeitamente para vários tipos de diários. Ele custa em torno de R$ 8 a R$ 9. Você pode alterar a capa dos cadernos, que é bem sem graça, com uma capa de tecido, ou colar Papel Contact decorado ou fazer uma colagem. O Pinterest tem muitas ideias legais, é só fazer um pesquisa que você descobrirá muitas coisas legais.
Posso indicar algumas lojas que vendem cadernos bem legais:
Cicero Papelaria (cadernos estilo Moleskine, feitos no Brasil)
Design de Baunilha (cadernos feito à mão de super qualidade e bom gosto)
La Papeterie (cadernos importados no estilo vintage, mas com bons preços)
Além disso, também existem muitas lojas legais no site Tanlup - se você pesquisar por 'papelaria' ou 'cadernos' vai encontrar bastante coisa bonita!
***
Espero que esse post possa ter te inspirado a começar um diário, pois é um hábito muito legal! E talvez existe alguém que tenha mais algumas dicas e ideias sobre esse tema - por favor, nos conte nos comentários!Até mais!
Beijos
Ju