segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Como perder tempo

Enquanto o ano se despede de nós e nos preparamos para um novo começo em Janeiro, muitos de nós estão curtindo uma preguiça nem tão produtiva. Sim, é epoca de férias e todo mundo tem o direito de relaxar e não fazer PN. Isso é bom, eu pessoalmente a-do-roo. Mas, de outro lado, a vida é curta e quando estivemos com 77 anos vamos nos arrepender de todas essas horas perdidas na preguiça, enquanto nossa pele ainda brilha de juventude e o nosso corpo aguenta qualquer atividade que envolva um pouco mais de esforço. Por isso, vamos perder tempo sim, mas de uma forma mais, digamos, lucrativa.

A Lista dos Afazeres extraordinários e muito relaxantes para a época das Férias:

1. Reorganizar Lembranças

Antigamente, num mundo bem distante, não existiam cameras digitais. Nem páginas de internet como Facebook, Orkut, etc. Não sei como as pessoas sobreviviam, mas de alguma forma o conseguiam. Aqueles que não estavam muito ocupados inventando tais cameras digitas e redes socias no mundo virtual, ficavam contentes em revelar as suas fotos numa loja, não na impressora em casa, e colar as ditas fotos num álbum enorme e muito querido. Sim, os álbuns de fotografia eram muitas vezes a salvação daquele silêncio sem graça – sempre que uma visita chegava e o assunto faltava, os álbuns resgatavam o entretenimento. A vida inteira das pessoas estava lá, coladinha, organizadinha, e podia ser contemplada a qualquer momento. Na verdade, ainda existem pessoas que costumam fazer álbuns de fotografia, mas elas estão em extinção. Mas pensando bem, deveriamos voltar a ter esse hábito. O computador ou laptop é talvez um lugar mais ecôlogicamente correto para guardar as fotos, já que não precisamos revelar as fotografias nem colá-las em álbuns feitos de papel, mas de outro lado, perdemos todas as nossas lembranças caso o PC/MAC quebrar, for roubado ou sei lá, desaparecer. E aí, o que fazemos? Os nossos filhos não vão nunca saber das nossas vidas. Isso pode ser bom, dependendo das suas histórias, mas no meu caso, prefiro ter algo para mostrar a eles. Por isso, está aqui uma atividade relaxante e muito produtiva: fazer um álbum de fotos, como faziamos antigamente!

Aqui algumas ideias da internet, no estilo Scrapbbook:

beautifultranquility tumblrinspire.scrapskins. tumblrvampii-tumblr  

2. Reassistir a alguns seriados da sua infância

As nossas lembranças estão traçadas com muitas coisas, que quando vemos, ouvimos ou sentimos, desperta aquela sensação do nosso passado. Pode ser uma música, um cheiro, um lugar ou uma história. Como sempre fui muito viciada a filmes e seriados, existem alguns que sempre irei relacionar com a minha infância, e por isso, os amo ainda mais. Às vezes, não há nada melhor do que fazer uma maratona desses velhos seriados.

Os favoritos da minha infância:

My So Called Life (Brasil: Minha vida de cão)

O seriado perfeito sobre a adolescência, o primeiro amor, as inseguranças e pressões da escola e as dificuldades em encontrar quem realmente somos. Claire Danes está muito fofa e Jared Leto era o gato (antes de virar um freak). Eu amo tudo sobre esse seriado.

likeapig tumblrdeviantstar tumblr

Buffy the Vampire Slayer (Brasil: Buffy, A Caça Vampira)

Eu sempre amei Buffy e nunca vou parar de gostar dela. Acho que todas as heroinas de livros de vampiros deveriam ser como a Buffy: segura de si, engraçada, sexy e muito forte. Ela teria acabado com o sem gracinha do Edward com um piscar de olhos.

tumblr_le0ecxE8t41qf8qkso1_400 tumblr_le010mIzm11qc2xaoyaytv tumblr_le0ftcR8Jp1qav7bco1_500 Haha!

3. Organizar o guarda roupa

Além de dar aquela arrumadinha de fim de ano no quarto e guarda roupa, também encontramos várias peças que nunca usamos e muitas vezes nem queremos mais. Com essas roupas podemos fazer várias coisas – doá-las, tranformá-las em algo mais moderno, restaurá-las, organizar um ‘Quero, Não Quero' (também conhecido como Swap Parties, onde amigas se encontram e fazem um troca-troca com suas roupas das quais enjoaram) ou montar um site de Brechó pessoal. Se as suas roupas tiverem em boas condições e foram de marcas boas, pode até vendê-las num brechó da sua cidade.

Que tal customizar os seus jeans?

rorynichola tumblrtumblr_le0q8xG7vC1qehe26o1_500

4. Ler, ler, ler

A minha atividade preferida! E como sempre tenho algumas sugestões de leitura:

Para quem gosta de Fantasy/Urban Fantasy:

Kristin Cashore – Graceling e Fire

Richelle Mead – A serie Vampire Academy (é sobre vampiros, mas até que é muito bom)

J. R. Ward – Anjos Caídos (estou lendo no momento)

Outros livros que são ótimos:

Chuck Palahniuk – O Clube da Luta

Alex Amorim de Sousa – Iolanda não desiste

Stephen Chbosky – As vantagens de ser invisível

Jerry Spinelli – A menina das estrelas

5. Fazer a sua lista deluxe de resoluções para 2011

Todos nós temos objetivos – agora é a hora perfeita para estudarmos as nossas prioridades e montar uns planos para realizar todos os nossos sonhos. Faça uma lista e um plano – organização é tudo!

6. Escrever cartas

A era virtual facilitou muito as nossas vidas, mas também as transformou em algo menos pessoal. Tudo se resolve hoje através das teclas do computador ou do celular…que tal mudar isso? Sim, escreva uma carta e mande-a pelo correio para aqueles amigos que moram longe de você. Eles vão amar (eu amaria!).

ist2_1122296-antique-love-letter

7. Treinar maquiagens

Todo mundo sabe que exercício faz de qualquer um o mestre. Eu treino desde que tenho 12 anos e estou ficando a cada dia melhor!

misswallflowertumblrtumblr_le3rgniDHx1qbm8w5o1_400

8. Planeja o seu dia perfeito

Cada uma de nós merece o seu dia perfeito. Faça o que sempre quis fazer e nunca pôde – ou então, preencha as 24 horas com as suas atividades preferidas. Sejam elas tomar um sorvete enorme, dançar, ir ao salão de beleza, fazer um bolo, redecorar o quarto, ir ao cinema, passear pela cidade, tirar fotos do pôr-do-sol. Monte uma programação cheia de perfeição e se quiser, chame uma amiga e compartilhe o seu dia com ela!

tumblr_le16tfDqnU1qbj8aso1_500

9. Faça o limpa das negatividades

Aquela peça de decoração no seu quarto que te traz lembranças não muito agradáveis; aquela amiga que parece mais uma concorrente; aquele sapato que você na verdade odeia, mas por ter sido tão caro, nunca botou fora; o perfil do seu ex-namorado no orkut/facebook – está na hora de deletar essas pequenas (ou até grandes) causas de negatividades da sua vida, abrindo espaço para muita positividade!

Enjoying the sun

10. Perca os seus medos

Todos nós temos alguns monstros debaixo da cama. Mas, sério, não acha que está na hora de enfrentá-los? E qual será a melhor forma de perder tempo produtivamente do que livrar-se dos seus medos? Medo de altura, medo de ligar para aquela pessoa, medo de ir sozinha até a próxima cidade, medo de falar em público -  tudo isso pode ser do passado se você enfrentar!

tumblr_ldlklaV9ij1qdqeteo1_500

11. Vá dormir na casa da sua melhor amiga

Diga a verdade: uma das melhores coisas de ser adolescente, é ter aquelas noites infinitas ao lado da melhor amiga e conversar até o sol raiar. Mas nada diz que você não pode mais ter essas horas alegres com a sua BFF. Compre alguns doces, leve um vinho e um pijama confortável, desligue o celular e caia nas gargalhadas com a sua amiga. De repente dá até para combinar com várias amigas ao mesmo tempo e aí a noite realmente vai bombar ;)

tumblr_le3qqexd2s1qfifkpo1_500 

12. Busque inspirações em pessoas incríveis

Quem é seu ídolo? Karl Lagerfeld, Lula, Anna Wintour, A Princesa Diana, J.K. Rowling ou Shakespeare? Procure se informar sobre eles -  a vida e o caminho deles e como se transformaram em pessoas tão inspiradoras. Quem sabe você aprenda algo com eles?

13. Agradeça!

Faça uma relação de todas as coisas boas e maravilhosas que aconteceram e estão acontecendo na sua vida. Às vezes nos esquecemos das coisas que recebemos e apenas pedimos mais da vida. Então, pare para pensar e diga: Obrigada!

14. Colore as suas quatro paredes!

Cartões portais, colagens, recortes de revistas, fotos de amigos – há tantas formas de decorar as paredes ou espelhos, armários e até a geladeira. E elas com certeza alegrarão você cada vez que olhar para as suas decorações bem pessoais.

tumblr_ldsibfis5E1qzr7ibo1_500

15. Seje ecôlogicamente incorreta e…

Tome um banho de banheira na luz de velas, lendo um ótimo romance.

tumblr_ldx41ifjyt1qft2mgo1_500

16. Ligue para aquelas pessoas

Sabe quais? Exatamente aquelas das quais você não escuta mais há muito tempo. Perder o tempo contando e ouvindo as novidades é uma ótima forma de ser semi-produtiva!

 

Poderia continuar essa lista até a eternidade, mas percebi que estou sendo produtiva demais para um dia. Tenho que voltar a perder tempo! ;)

Bisous,

Jules

domingo, 19 de dezembro de 2010

Os fantasmas da Segunda Guerra Mundial

Palavras nem sempre descrevem tudo. Às vezes imagens falam mais que poderiamos dizer com mil palavras. As fotos à seguir são do fotografo russo Sergey Larenkov, que com a ajuda do Photoshop misturou o passado com o presente, mostrando as tristes histórias de cidades como Berlin, St. Petersburg, Praga e Paris das quais nunca devemos nos esquecer.

Credit: Sergey Larenkov

поцелуй,

Jules

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Aos sonhos e aos caminhos que levam à eles

É inexplicávelmente misterioso como podemos todos ser tão diferentes um dos outros mas, ao mesmo tempo, compartilharmos tantas coisas, que conseguimos nos sentir emocionados com hisórias de pessoas estranhas que nunca antes vimos. 
É algo mágico, quase, ao pensar que pessoas do outro lado do mundo, cujas linguas provávelmente nem entendo, conseguiriam me entender e sentir por mim e junto comigo. Todos somos iguais e tão diferentes.

Todos nós sonhamos e buscamos caminhos para chegar ao nosso desejado destino.
Sonhos muitas vezes são as únicas armas que temos para nos defendermos dos monstros que invadem nossa vida. Sonhos são aquele abraço apertado que muitas vezes queriamos receber ao chegar em casa. Sonhos são as músicas da época da nossa infância, que nunca realmente esquecemos. Sonhos viram histórias tão incríveis e magníficas que parecem contos de fadas da vida real. Sonhos viram letras e mais letras, impressas não apenas nas memórias das pessoas, mas também nos livros de história.
Sonhos são o que fazem de nós quem no final sempre queríamos ser.

Foi assim que a história de Iolanda começou. Com um sonho. Hoje, tornou-se um livro com a capa brilhante, enchendo vários corações de alegria e orgulho. O título - “Iolanda não desiste!” – já dá a entender que ela nunca aceitou as coisas como elas deveriam ser. Ela correu atrás. Veio lá dos matos de Paraíba à Brasília, deu uma volta no Rio de Janeiro, até procurar um destino bem longe de tudo que conhecia, na Alemanha.

O livro conta de quatro gerações de mulheres amaldiçoadas, a imigração do interior para a nova capital federal Brasília, a luta pelos sonhos, a fuga dos pesadelos e, principalmente, conta da eterna busca de uma mulher que nunca desiste. É uma história verídica, que até hoje não acabou, mas que teve uma parte dela guardada em memória.
Escrito com amor aos detalhes e à língua portuguesa, o texto do livro lê-se bem apesar de encontrarmos palavras bem sofisticadas nele. É uma ótima oportunidade de ampliarmos o nosso vocabulário. Além de refletir a realidade de muitos imigrantes, a história acompanha a sedutora e independente Mercedes, mãe de Iolanda – com quem seguimos até o final do livro. Liberdade fora sempre o que Iolanda mais quis na vida dela e atrás dessa que ela segue enquanto passa por vários caminhos arriscados e muitas vezes perigosos. Cada letra dessa história suspira a melodia inquieta dos passos de Iolanda, que pelo jeito, não desistem tão fácil.
Madalena, a cigana, não falou mais nada em relação à Mercedes. Agora, dirigindo-se à Iolanda, falou:- Os olhos azuis dessa menina vão enfeitiçar muitos homens. Ela cruzará o oceano, será iludida por alguém, tentando fugir da sua maldição, mas terá muita sorte, encontrará a chave. A chave representa a solução dos problemas, as respostas aos anseios, a certeza num mundo de dúvidas, a autoconfiança, a conquista dos objetivos. Essa chave, apenas ela, pode dissipar a maldição. Essa menina tem espírito de andarilho, é sua face cigana, ela gosta de se mudar, respirar novos ares e conhecer pessoas diferentes. (Trecho de “Iolanda não desiste!”)



O livro “Iolanda não desiste!” do brasiliense Alex Amorim de Sousa está disónível aqui e na Livraria Cultura.















Beijos,
Ju