É…ninguém consegue realmente deixar os anos 90 para trás. Afinal, foi a última década do século 20. A última década antes da era do Google. As pessoas eram mais inocentes de certa forma. Quando você não entendia algo, perguntava aos seus pais e amigos, em vez de pesquisar na internet. A nossa vida era vivida de forma real e não virtual – e quando alguém queria saber como estávamos, tinha que pegar o telefone e nos ligar, em vez de bisbilhotar o nosso perfil no Facebook.
Se você começou a ficar um pouco triste ao lembrar dessa época, tenho uma notícia boa: o resto do mundo também sente falta dos anos 90 e algumas pessoas resolveram trazer certas coisas daquela época de volta. O mundo da moda está mostrando a sua empolgação com os anos 90 através de várias coleções inspiradas no estilo daquela década e também através de editoriais de moda cheias de influências dos anos 90. Mas se você acha que esse movimento ‘Neo-1990s’ é de agora, irá se surpreender. Existem várias pessoas que já estão trazendo certas modas antigas para os dias de hoje e reinventaram o Grunge, movimento e estilo icônico dos anos 90, cujo símbolo era o Kurt Cobain, da banda Nirvana. Várias modinhas dá época retornaram para o cenário de hoje, mas o meu foco hoje será o cabelo.
Quem pensa nos anos 90, às vezes se lembra de certa breguesa. E na verdade realmente eramos muito bregas. Mas a gente se divertia. E é isso que importa, não é? O cabelo colorido ou descolorido virou uma febre entre vários adolescentes e jovens adultos na época, principalmente por seguirem o estilo dos seus ídolos. A década contou com vários artistas e celebridades descolados, que criavam modas e lançavam novos estilos.
As musas
Drew Barrymore era uma das estrelas que tinha um estilo e cabelo bem grunge e claro que virou a musa de muitas adolescentes. O seu cabelo era descolorido e mudava de tom conforme a sua vontade – às vezes estava quase chegando ao tom da Marilyn Monroe, outras vezes mostrava um tom mais avermelhado. Mas sempre estava cheio de volume, ondulado e bem bagunçado – bem no estilo grunge.
Christina Applegate tinha um cabelo super descolorido e também cheio de volume. Com os lábios e unhas vermelhas e uma jaqueta de couro, ela arrasava no look de princesinha grunge.
Courtney Love, como namorada do Kurt Cobain, era basicamente a primeira dama do Grunge. Mesmo se você não gosta dela, tem que admitir que ela influenciou muitas meninas com o seu estilo – e ainda influencia até hoje.
Gwen Stefani, da banda No Doubt, sempre adorou um visual descolado e cabelos coloridos. Ela experimentou com todas as cores: azul, rosa, vermelho, laranjado e completamente descolorido. Virou musa de inúmeras garotas e continua sendo uma grande inspiração para várias mulheres.
Não importava se você gostava de música rock ou se era meio patricinha – basicamente todas as celebridades e artistas estavam colorindo os seus cabelos na época, como a Cyndi Lauper e a atriz Sarah Michelle Gellar (conhecida pelo seriado Buffy).
E não só artistas de pele branca arriscavam um visual colorido – musas como Lisa Lopes da banda TLC e Kelly Rowland da banda Destiny’s Child também curtiam cabelos diferentes.
A cantora que surgiu no início dos anos 2000, gostava tanto do seu cabelo cor de rosa que até mudou o seu nome para Pink.
As musas de hoje
Várias artistas estão voltando a se arriscarem no visual meio doido daquela época. E hoje em dia não existe mais simplicidade – quanto mais diferente, melhor!
Azealia Banks adora um cabelo diferente e arrasa nos tons divertidos. Todo mês parece que está com outra cor no cabelo e pelo que parece, não é peruca.
Demi Lovato também vive mudando de cor de cabelo e também já experimentou o cabelo arco-íris, no caso, somente nas pontas. Esse estilo é chamado de dip-dye lá fora, o que pode ser traduzido para pontas “mergulhadas na tinta”, e que resulta num cabelo ombré colorido.
Beyoncé e Miley já preferem se inspirar no cabelo descolorido dos anos 90 e estão arrasando com seus cortes diferentes. Inúmeras mulheres seguiram o exemplo delas. Mais uma vez podemos ver que não importa se você for bem branquinha ou se for morena: os cabelos (des)coloridos ficam legal em qualquer pessoa!
Cher Lloyd não tem medo de exagerar! Já pintou o cabelo de azul, vermelho e também experimentou o cabelo na forma dip-dye, porém, com três tons diferentes! Quando a pessoa tem auto-estima, tudo fica legal nela.
Claro que a rainha dos cabelos coloridos não poderia faltar – acho que não existe ninguém que muda tanto de visual como a Lady Gaga.
O mundo da moda já aprovou
A poderosa Anna Wintour, editora-chefe da Vogue americana, deu a sua aprovação para os cabelos coloridos com a capa da Rihanna, mostrando os seus cabelos ultra vermelhos. Já a W Korea gostou tanto dos cabelos coloridos, que resolveu mostrar vários tons em diferentes modelos.
Vários editorias e campanhas de moda mostram modelos com cabelos coloridos e com pontos dip-dye. O mundo da moda realmente curtiu o visual Neo-90s.
Curtiu? Escolha a sua cor!
Azul clarinho
Lilás
Rosa
Verde
Se quiser ver mais fotos de cabelos coloridos, dê uma olhada no blog do salão Bleach London de Londres, onde eles publicaram alguns zines cheios de fotos bacanas! Além disso, escreveram uma pequena bíblia do cabelo colorido, dando várias dicas de como cuidar do cabelo.
+++
E você, se arriscaria? Qual cor seria a sua escolha?
Beijos,
Jules
Nenhum comentário:
Postar um comentário