Todo mundo passa por isso: você acorda e parece que o mundo resolveu ficar contra você. Nada dá certo. Você se sente abandonada. Cansada. Com vontade de explodir em mil pedaços e começar do zero.
E a cada ano que passa, sinto mais facilidade em lidar com esses dias ruins e dar a volta por cima - e rápido! Faz algum tempo que eu abordei uma filosofia de agradecimento + pensamentos positivos na minha vida e me sinto uma pessoa nova em relação à quem eu era antigamente. Eu era capaz de transformar um dia ruim em uma semana ruim. Hoje em dia tenho poucos dias ruins no ano - mas quando acontecem, e quando fico pra baixo, cheia de pensamentos negativos e deprimentes, sigo os seguintes passos para me sentir melhor:
O que eu noto que muitas pessoas têm em comum é o desejo de ser forte e dar conta de tudo ao mesmo tempo. Estamos tão acostumados de sermos fortes sempre e de lidar com todas as dificuldades do dia-a-dia, que quando estamos passando por um momento 'fraco', começamos a nos culpar. Tentamos ser fortes à força e não permitimos um momento para sermos vulneráveis. Mas às vezes o que você precisa é justamente isso: ser fraca. Existe uma parte na bíblia (2 Coríntios 12) que diz assim:
Porque quando estou fraco então sou forte.E aprendi o significado disso. Se nunca formos fracos, como conseguiríamos ser forte? Se você não conhece fraqueza, então não conhece força. É nas horas mais difíceis que nos sentimos fracos - mas só assim que aprendemos a ser mais forte. Então, permita-se ser fraco. E deixe doer, deixe sentir tudo que você precisa nesse momento. Chorar faz bem - dizem até que lava a alma. Se você não soltar isso que está pesando sob as suas costas, você ficará com esse sentimento guardado dentro de si - que crescerá e aumentará, e que ficará pior no final das contas. Então, liberta-se logo sentindo tudo que você precisa sentir: medo, preocupação, decepção - o que quer que seja, sinta e não se culpe de sentir tudo isso.
Tente se entender melhor
Mas como fazer isso? Como se entender melhor?
- Analise a situação.
- O que levou você a ficar para baixo?
- Foi algo que você fez?
- Foi algo que outra pessoa fez?
- Porque aquilo te afetou tanto?
- Qual é o real motivo de você se incomodar com isso?
Perdoar faz bem
Ninguém é de ferro. Todo mundo erra e isso faz parte do nosso crescimento. Então, perdoe e saiba que amanhã é um novo dia para tentar de novo.
Busque algo ou alguém que te faz feliz
Compre um pedaço de torta ou aquele brownie delicioso e coma sem culpa.
Assista a uma temporada inteira do seu seriado preferido e esqueça por algum tempo da vida real.
Vá até algum lugar que você gosta - a praia, o centro da cidade, o museu, o cinema, o shopping, a livraria - e aproveite um pouco a vida.
Você merece ser feliz. Então vá atrás daquilo que te faz feliz.
Música também é remédio
"Quem canta os seus males espanta" - é o que a minha mãe sempre diz. E ela tem toda razão (como sempre). Sério, não há nada que vai te animar tanto como ouvir e cantar aquelas suas músicas favoritas (sabe aquelas letras que você sabe de cor? Pois é, canta bem alto e me fale se não te anima um pouco!). Melhor do que ouvir e cantar as músicas, seria dançar também. Tenho certeza que dessa forma você afasta qualquer tristeza!
Segue uma playlist com algumas músicas que me animam :)
Dias ruins são parte da nossa história. Respire fundo e vai. E lembre-se: até hoje você já sobreviveu a TODOS os seus dias ruins - não há batalha que você não consiga vencer. Mesmo se parecer difícil, você dá conta.
***
Gostou das ideias? Como você lida com dias difíceis? Conte-me nos comentários!
Beijos!
Ju
Nenhum comentário:
Postar um comentário