sábado, 25 de julho de 2015

Como Lidar Com Dias Ruins


Todo mundo passa por isso: você acorda e parece que o mundo resolveu ficar contra você. Nada dá certo. Você se sente abandonada. Cansada. Com vontade de explodir em mil pedaços e começar do zero.

E a cada ano que passa, sinto mais facilidade em lidar com esses dias ruins e dar a volta por cima - e rápido! Faz algum tempo que eu abordei uma filosofia de agradecimento + pensamentos positivos na minha vida e me sinto uma pessoa nova em relação à quem eu era antigamente. Eu era capaz de transformar um dia ruim em uma semana ruim. Hoje em dia tenho poucos dias ruins no ano - mas quando acontecem, e quando fico pra baixo, cheia de pensamentos negativos e deprimentes, sigo os seguintes passos para me sentir melhor:

Permita-se um momento de fraqueza



O que eu noto que muitas pessoas têm em comum é o desejo de ser forte e dar conta de tudo ao mesmo tempo. Estamos tão acostumados de sermos fortes sempre e de lidar com todas as dificuldades do dia-a-dia, que quando estamos passando por um momento 'fraco', começamos a nos culpar. Tentamos ser fortes à força e não permitimos um momento para sermos vulneráveis. Mas às vezes o que você precisa é justamente isso: ser fraca. Existe uma parte na bíblia (2 Coríntios 12) que diz assim:
Porque quando estou fraco então sou forte.
E aprendi o significado disso. Se nunca formos fracos, como conseguiríamos ser forte? Se você não conhece fraqueza, então não conhece força. É nas horas mais difíceis que nos sentimos fracos - mas só assim que aprendemos a ser mais forte. Então, permita-se ser fraco. E deixe doer, deixe sentir tudo que você precisa nesse momento. Chorar faz bem - dizem até que lava a alma. Se você não soltar isso que está pesando sob as suas costas, você ficará com esse sentimento guardado dentro de si - que crescerá e aumentará, e que ficará pior no final das contas. Então, liberta-se logo sentindo tudo que você precisa sentir: medo, preocupação, decepção - o que quer que seja, sinta e não se culpe de sentir tudo isso.

Tente se entender melhor


Dias ruins não acontecem por acaso. Alguma coisa estava se acumulando até chegar ao ponto de transbordar. Você tampa alguns buracos e tenta dar um jeito, ignorar a situação - mas chega uma hora que você terá de enfrentar os seus sentimentos. Mas muitas vezes não entendemos o real motivo porque estamos nos sentindo tão mal. É importante escutar essa vozinha dentro de si para que você possa realmente eliminar esses sentimentos pesados e negativos da sua vida. Claro, não quer dizer que você vai conseguir isso de um dia para o outro. Mas aos poucos você se conhecerá melhor e entenderá melhor os motivos por trás de uma tristeza ou preocupação. Muitas vezes ignoramos algo tão bem que nós mesmos temos dificuldade de entender sentimentos que guardamos.
Mas como fazer isso? Como se entender melhor?
- Analise a situação. 
- O que levou você a ficar para baixo?
- Foi algo que você fez?
- Foi algo que outra pessoa fez?
- Porque aquilo te afetou tanto?
- Qual é o real motivo de você se incomodar com isso?

Perdoar faz bem


Depois de sentir e analisar/entender, o próximo passo é perdoar. Principalmente, perdoar a si mesmo.
Ninguém é de ferro. Todo mundo erra e isso faz parte do nosso crescimento. Então, perdoe e saiba que amanhã é um novo dia para tentar de novo.



Busque algo ou alguém que te faz feliz


Você merece coisas especiais sempre - mas principalmente quando está se sentindo um pouco pra baixo. Então ligue para aquela amiga e marque um encontro emergencial para poderem desabafar, fofocar e rir juntas.
Compre um pedaço de torta ou aquele brownie delicioso e coma sem culpa.
Assista a uma temporada inteira do seu seriado preferido e esqueça por algum tempo da vida real.
Vá até algum lugar que você gosta - a praia, o centro da cidade, o museu, o cinema, o shopping, a livraria - e aproveite um pouco a vida.
Você merece ser feliz. Então vá atrás daquilo que te faz feliz.

Música também é remédio

"Quem canta os seus males espanta" - é o que a minha mãe sempre diz. E ela tem toda razão (como sempre). Sério, não há nada que vai te animar tanto como ouvir e cantar aquelas suas músicas favoritas (sabe aquelas letras que você sabe de cor? Pois é, canta bem alto e me fale se não te anima um pouco!). Melhor do que ouvir e cantar as músicas, seria dançar também. Tenho certeza que dessa forma você afasta qualquer tristeza!

Segue uma playlist com algumas músicas que me animam :)




Dias ruins são parte da nossa história. Respire fundo e vai. E lembre-se: até hoje você já sobreviveu a TODOS os seus dias ruins - não há batalha que você não consiga vencer. Mesmo se parecer difícil, você dá conta.

***

Gostou das ideias? Como você lida com dias difíceis? Conte-me nos comentários!
Beijos!
Ju

Nenhum comentário:

Postar um comentário