sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Próximo destino: Moscow


Todos nós temos uma pátria, não é? Bom, eu tenho duas. Eu acho que é por esse motivo que eu fico toda nervosinha quando paro por muito tempo em algum lugar. Parece que tem alguém dentro de mim me enchendo o saco para seguir para um outro canto desse mundo enorme e maravilhoso. Eu sei, tá parecendo que sou uma international playgirl que só vive nos hotspots mais bacanas. Infelizmente, mes chéries, não sou nada disso. Eu bem que queria estar viajando e conhecendo gente incrível & diferente, passeando por lugares que roubam o meu fôlego, mas ainda não chegou a hora. E sim, eu acredito que minha hora de viajar e pular no mundo vai chegar algum dia (tomara que não demore muito).
Eu tenho uma lista de cidades que me aguardam que está pendurada na parede do meu quarto e aqui vou mostrar para todo mundo que quiser ver para onde vou e, mas importante, PORQUE.
O meu primeiro destino será Moscow, a bela cidade que já traz no seu próprio nome o ar de drama e riqueza que me espera por lá. Sim, Moscow, na imensa Rússia. Sim, Moscow, com o seu frio desgraçado (& encantador). Sim, Moscow com o povo russo que para mim ainda é um mistério (só conheci uma russa até hoje e ela nunca morou na Rússia. Então, o que esperar do pessoal de lá?)


Os Muscovites ou talvez os Russos em si são em vários aspectos bem diferentes do povo do ocidente. Como têm outra mentalidade e foram criados diferentemente de nós, acredito que nos surpreenderíamos muito com eles. Algo que achei interessante na minha pesquisa obcecada sobre Moscow e a Rússia em si, é a mentalidade das mulheres russas. Em vez de se focarem mais na carreira, como acontece com a maioria das mulheres do ocidente, as russas preferem cuidar da casa e dos filhos. & o que elas acham mais importante em um homen? Ele ser homem! Sim, não ser froxo e cuidar dela e simplesmente ser um homem pro-ativo. Diferentemente das mulheres daqui, que gostam de ser tratadas igualmente, as russas preferem se sentir protegidas. Eles falam que ‘uma mulher tem que se sentir como se estivesse por trás de uma parede de pedra’ – quer dizer, o homem tem que tomar conta de tudo. Machista? Tudo bem, um pouco, mas de outro lado, quem não gostaria de ser tratada como um princesa às vezes? O homem russo também tem que ser um gentleman – se não, ele já era. Sério, lá é a coisa mais normal do mundo o cara deixar você passar primeiro pela porta e te ajudar a tirar o casaco. (Não estou dizendo que isso não existe por aqui, mas vamos ser sinceras…os homens cavalheiros são espécies de extinção)
O que me fez pensar que eu preciso ir para Moscow e testar a cavalheirice dos Muscovites e depois contar para todo mundo se é verdade!
Mas porque me interessei mesmo por Moscow não foi só pelo fato dela ser uma cidade gigante e super longe de onde moro no momento, e por esse motivo algo exótico e desconhecido. Foi principalmente a história que se passou no lugar que me chama atenção (Duas revoluções, Segunda Guerra Mundial, briga feia com os americanos arrogantes e os russos ainda venceram Napoleon, hello? Estamos falando de super-heróis da história mundial, ainda que sejam meio obscuros e fácil de provocar!) e a mágia encantadora que está espalhada pela metrópole. Eu acho que viverei numa grande bolha de euforia quando tiver lá. Minha boca vai doer de tanto falar “oooh!” e “aaah!”. Eu adoro cidades grandes como Tokyo, NY, São Paulo etc. e Moscow é tipo a irmã mais velha deles. Lá encontramos o belo contraste do século XXI com o passado dramático, que se reflete na arquitetura da cidade.



*Nicghtcitylights mostra a vista para o centro de Moscow do President-Hotel que é t r é s b e l l e. Dê um click na foto para ter a vista grande dela.
O Metrô de Moscow é mágico e imagino que quando eu tiver passeando por lá, me sentirá como uma princesa perdida no passado dramático e revolucionário desta cidade.
Imagina fazer compras em um supermercado baroque como este:

Ou passear e tomar um café (ou uma vodka) no Shopping luxuoso Moscow GUM! P a r a í s o .
Existem vários hóteis em Moscow, que é uma das cidades com os quartos mais caros do mundo, mas já que não gosto muito de luxo inútil que encontramos em muitos hóteis, escolheria o Golden Apple Hotel, que fica num prédio super charmoso na cor de frappé de menta e que tem quartos bem minimalista-modernos, a maioria deles com um design preto e branco com alguns pingos de cor em móveis e decorações. Eu ficaria no quarto Chekhov Deluxe, só pelo nome mais diferente dele.
E esse seria meu look trés russo durante meu passeio por Moscow:

Moscow é um dos lugares onde si deve encontrar tudo que imagina e também tudo que nunca imaginava. Um lugar de mil e uma possibilidades.
Москва, я прихожу
Moscow, estou indo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário